Tratamento da acne, espinhas e cravos. O que causa a acne, cremes e gel para tirar, acabar e eliminar a acne. Produtos, remédios, cremes, gel, sabonetes e pomadas para combater e melhorar as cicatrizes, sintomas e o aspecto da acne, espinhas e cravos.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mitos e verdades sobre acne

A especialista Letícia Secco, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da American Academy of Dermatology e da European Academy of Dermatology and Venereology, esclarece os mitos e equívocos envolvendo o tema e dá algumas dicas para manter a pele bonita e longe das espinhas.

Descubra como prevenir, tratar e curar a doença
Comer muito chocolate, exagerar na maquiagem, ter o intestino preso e usar anticoncepcionais podem provocar o aparecimento ou agravamento da acne? Essas são apenas algumas das muitas dúvidas que jovens e adultos brasileiros gostariam de esclarecer sobre este importante problema dermatológico que acomete mais de 18 milhões de pessoas entre 13 e 18 anos, quase 80% da população jovem brasileira. Por ser uma doença que afeta a auto-estima e a autoconfiança, a acne pode causar traumas e uma série de consequências físicas e psicológicas.
A doença pode se manifestar em vários graus, com intensidade variável. A face é geralmente o principal alvo. A oscilação hormonal e o aumento na produção de sebo, associado à obstrução dos poros, é a principal razão para o surgimento dos incômodos cravos e espinhas. Embora tenha um alto índice de incidência, ainda existem diversos mitos e equívocos envolvendo o tema. Letícia Secco, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da American Academy of Dermatology e da European Academy of Dermatology and Venereology esclarece as verdades e mentiras sobre esse assunto e dá algumas dicas para manter a pele bonita e longe das espinhas.

VERDADES

Ansiedade e estresse pioram a acne
A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas.

Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas
Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso.

O clima interfere na qualidade da pele
O suor no verão, associado ao uso de filtros solares gordurosos, podem piorar a oleosidade da pele.

Existem medicamentos que desencadeiam o processo acneico
Há medicamentos que podem induzir quadros de acne, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticóides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros.


A acne é hereditária
Existe uma predisposição genética para o aparecimento da acne. Portanto se seus pais tiveram espinhas na adolescência, é provável que você também vá ter o problema.

Exercício ajuda a melhorar a acne
Praticar exercícios físicos faz muito bem para a saúde, pois melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele.

Existe algum medicamento capaz de curar a acne
Atualmente, a isotretinoína oral, uma substância derivada da vitamina A, é o tratamento mais eficaz para acne, principalmente nos graus III e IV. Ela reduz o tamanho das glândulas sebáceas e ainda normaliza a queratina na abertura do folículo piloso. A isotretinoína consegue eliminar ainda as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação. Apesar de ser um dos tratamentos mais eficazes no caso da acne, o medicamento só deve ser indicado por um médico especialista.

MITOS

Chocolate provoca espinhas
Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.

A acne só atinge os adolescentes e depois desaparece na fase adulta.
Normalmente a acne aparece durante a adolescência, já que é nesta época da vida que os hormônios estão em profunda ebulição. Mas isso não significa que adultos não têm acne. O quadro pode durar da adolescência até a fase adulta ou aparecer mais tarde. É necessário tratar a doença logo no início, para que a acne não provoque cicatrizes e se transforme em um problema crônico.

Intestino preso e acne têm relação
A função intestinal irregular não tem nenhuma relação com a acne.

O sol ajuda no combate à acne
Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas.

A poluição das cidades aumenta a probabilidade se desenvolver acne
A coloração preta dos comedões abertos, ou pontos pretos, está relacionado à oxidação da gordura e não à presença de sujeira na pele ou nos poros.

Existe algum anticoncepcional que provoque acne
Na verdade, existem alguns anticoncepcionais orais que melhoram a acne, pois diminuem a captação do hormônio testosterona periférico, junto aos receptores da glândula sebácea.

Creme dental diminui a espinha
A pasta de dente não contém substâncias efetivas para o tratamento do problema. A longo prazo, pode inclusive ocorrer uma piora da condição, pois, além de contaminar o local, o uso desse tipo de produto dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está diretamente ligada à formação de cravos e espinhas.

Dicas da especialista:

Procure um dermatologista nas primeiras manifestações de cravos e espinhas.
Não faça tratamentos sem a indicação de um médico, pois pode prolongar e piorar o problema.
Leve o tratamento a sério.
Tenha uma alimentação saudável.
Beba de 1 a 2 litros de água por dia
Não esprema os cravos e as espinhas.
Procure mais informações sobre a doença e as formas de tratamento.