Tratamento da acne, espinhas e cravos. O que causa a acne, cremes e gel para tirar, acabar e eliminar a acne. Produtos, remédios, cremes, gel, sabonetes e pomadas para combater e melhorar as cicatrizes, sintomas e o aspecto da acne, espinhas e cravos.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Abordagem geral do tratamento da acne

Para se atingir os objectivos do tratamento é muito importante investir na educação do doente e na promoção da sua adesão à terapêutica.
É importante que o doente se sinta envolvido activamente no tratamento e que considere o médico como um aliado interessado e preocupado.
Na primeira consulta deve-se explicar ao doente a patogénese do acne e os fundamentos do seu tratamento, e reservar algum tempo para transmitir-lhe as seguintes informações:

• O acne é uma doença crónica que cursa com remissões e exarcebações, e exige a manutenção do tratamento mesmo após a pele estar limpa;
• Os fármacos tópicos devem ser aplicados em toda a área afectada para tratar as lesões existentes e prevenir o aparecimento de novas;
• Uma melhoria significativa só poderá ocorrer depois de algumas semanas de tratamento; 
• A higiene deficiente da pele não provoca acne, mas uma limpeza obsessiva pode agravá-la. As áreas afectadas devem ser lavadas com suavidade e secas com pequenas pancadas da toalha;
• Não se deve coçar ou espremer as lesões pois isto aumenta a inflamação e a probabilidade de formação de cicatrizes;
• Devem evitar-se cosméticos, hidratantes e protectores solares oleosos, pois podem ser comedogénicos (embora actualmente produtos comedogénicos sejam muito raros);
• Não se demonstrou que o acne seja causado pela ingestão de chocolate ou alimentos gordurosos, nem por qualquer tipo de alimento; aconselha-se uma dieta saudável, evitando-se apenas os alimentos que claramente agravam as lesões.
• O acne não é causado ou agravado pela actividade sexual (incluindo a masturbação) ou por doenças venéreas.

Devem marcar-se consultas de vigilância a intervalos regulares para avaliar a resposta ao tratamento e esclarecer as dúvidas do doente. 

Este artigo encontra-se englobado numa série de artigos que referem tudo o que é importante para tratamento do acne em termos médicos, pelo que deverá ser lido de modo sequencial. Assim para que possa seguir o modo sequencial desta matéria acerca da acne, propomos que aceda ao índice localizado aqui.