Tratamento da acne, espinhas e cravos. O que causa a acne, cremes e gel para tirar, acabar e eliminar a acne. Produtos, remédios, cremes, gel, sabonetes e pomadas para combater e melhorar as cicatrizes, sintomas e o aspecto da acne, espinhas e cravos.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tratamento de cravos

1. Cuidado com os cravos!

Se você tem apenas cravos e acha que, por isso, não precisa cuidar, está arriscando a pele, literalmente falando. Isso porque toda espinha amarelona "nasce" de um cravo inflamado. Aquele feio pontinho preto é indício de que uma porção de sujeira - poluição, poeira, restos de maquiagem, gordura da própria pele, por exemplo - entrou em um dos poros e o entupiu.
2. Crie o hábito da "faxina" diária

Além de toda a sujeira do ar que vai parar na sua pele entupindo os poros, mais a oleosidade natural, não dá para esquecer as células mortas. A cada 28 dias, toda a nossa pele se renova e, com isso, milhares de células morrem e precisam ser retiradas. Se você não fizer essa "operação limpeza", elas vão se acumulando na superfície da pele, ajudando a tapar os poros mais ainda.

3. Escolha o sabonete certo

Para uma limpeza adequada, prefira sabonete líquido ou neutro, à base de glicerina. Por ser adstringente, acaba removendo melhor a gordura do rosto. Há também sabonetes especiais para acne. Alguns contêm substâncias levemente abrasivas, que removem as células mortas. Outros levam substâncias anti-sépticas que impedem o crescimento das bactérias no local. Outros ainda, à base de plantas medicinais, descongestionam os locais inflamados.

4. Uma loção cai superbem

Uma das características da pele oleosa é ter poros abertos. Por isso, depois da limpeza cuidadosa, não custa nada passar uma loção tônica. Além de refrescar, a loção vai ajudar a fechar os poros, evitando que a sujeira entre de novo.

5. Hidratar a pele é muito importante

Se você acha que porque é nova e tem pele lisinha (a não ser quando aparece uma espinha) ainda não precisa se preocupar com ela, está enganada. Não custa nada passar um hidratante por último. Se tiver filtro solar, melhor. Dê preferência a um hidratante em forma de gel oil free (sem óleo).

6. Antes de dormir, "banhinho" na cara!

À noite, você pode estar caindo pelas tabelas de cansada. Mas, em tempo algum, vá dormir sem lavar o rosto de novo, com o mesmo cuidado que limpou a pele de manhã.
7. Vale procurar uma esteticista

Se você tem muitos cravos, é superimportante fazer uma boa limpeza de pele com uma esteticista a cada dois meses. Primeiro, porque ela vai saber tirar seus cravos direitinho, sem correr o risco de provocar uma infecção. Depois, passará produtos cicatrizantes, que fecham os poros.

8. A esfoliação é uma mão na roda

Esfoliar a pele, isto é, remover a camada de células mortas com produtos adequados, também é outra maneira de prevenir o aparecimento de cravos. Você mesma pode fazer isso aplicando uma máscara de limpeza que contenha substâncias levemente abrasivas, como os grânulos.

9. Ei, tira já o dedo daí!

Se você não quiser aumentar mais ainda a encrenca, deixe seus lindos dedos bem longe das espinhas e dos cravos. É bom parar já com essa mania de não resistir a um ponto amarelo e espremê-lo como uma louca até sair sangue. Com isso, você só está contribuindo para que as bactérias se espalhem e infeccionem outro local. Além disso, aquela espinhona espremida de hoje pode virar uma marca ou cicatriz de amanhã, complicada de ser removida.

10. Mas se pintar uma emergência...

Se o caso for de extrema urgência - uma festa ou um encontro -, vá lá. Tome um banho quente ou, então, ferva água numa panela e deixe o vapor agir sobre a pele do rosto. Depois, com os dedos muito bem limpos, envolvidos numa gaze, esprema devagar. Por fim, limpe o local com uma gaze embebida em água boricada.

11. Cuidado com as receitas malucas

Procure não dar ouvidos àqueles conselhos loucos do tipo: "ponha pasta de dente que dá certo", "passa mel que é uma maravilha!". Também não deve usar pomadas cicatrizantes muito oleosas. Elas podem ser ótimas para outros problemas de pele, mas no caso da acne, só vão piorar a situação.

12. Se a barra pesar, procure um médico.

Lembre-se sempre de que os produtos indicados para secar espinhas dão uma mãozinha na hora do aperto. Mas tratar da acne é outra coisa bem diferente. Inclusive, você não deve esperar até que haja um ataque maciço de espinhas, tipo filme de terror, para procurar ajuda. Se você perceber que sua pele é excessivamente oleosa e os cravos já estão ficando inflamados, é hora de correr para um dermatologista. A acne é um problema que tem cura e você não precisa ficar sofrendo sozinha.