Tratamento da acne, espinhas e cravos. O que causa a acne, cremes e gel para tirar, acabar e eliminar a acne. Produtos, remédios, cremes, gel, sabonetes e pomadas para combater e melhorar as cicatrizes, sintomas e o aspecto da acne, espinhas e cravos.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Antibióticos tópicos para tratar acne

Antibióticos tópicos
Os dois antibióticos tópicos utilizados com maior frequência são a eritromicina e a clindamicina, ambos com eficácia semelhante.
Estes fármacos têm um efeito antibacteriano, inibindo o crescimento e a actividade do P. acnes, e estão indicados no tratamento do acne não-inflamatório e no acne inflamatório suave.
Alguns estudos indicam que os antibióticos tópicos são tão eficazes no controlo do acne como os antibióticos orais, com a vantagem de apresentarem menos efeitos laterais.
Os antibióticos tópicos podem ser administrados isoladamente ou em combinação com outros fármacos tópicos, como a tretinoína ou o PB.
Existem em várias apresentações (geles, cremes, loções, soluções, pensos e zaragatoas) e devem ser aplicados apenas nas áreas afectadas, uma-duas vezes por dia.
O tratamento com antibióticos tópicos tem como desvantagem o aumento de estirpes resistentes aos antibióticos orais respectivos.


Este artigo encontra-se englobado numa série de artigos que referem tudo o que é importante para tratamento do acne em termos médicos, pelo que deverá ser lido de modo sequencial. Assim para que possa seguir o modo sequencial desta matéria acerca da acne, propomos que aceda ao índice localizado aqui.